Como parar de fumar? Problemas mentais

A inúmeros casos de fumantes, sentem a necessidade de parar de fumar  para benefício de sua saúde;  entre tanto, não tem a mínima ideia de como esta dando este grande passo.

Entretanto, o cigarro é dos maiores associados a doenças hoje em dia, pelo fato, que o seu consumo excessivo é capaz de modificar todo funcionamento do nosso corpo desde físico quanto nossa mente, assim adoecendo progressivamente com o tempo e sua importância para parar de fumar.

Nicotina no corpo

Entretanto, o tabaco contem diversos tipos de substâncias em sua composição entre elas destacamos a mais rica a Nicotina; está substância quando entra em contato com o nosso organismo é capaz de estimular a produção de Dopamina – Mediador químico das células que atuam nos centros do prazer do nosso cérebro- Portanto, quando o usuário consegue parar de fumar ele também para esta produção de Dopamina.

Embora, o organismo para compensar a ausência ele começa a produzir Noradrenalina – conhecida como Adrenalina- assim, podendo está sujeito a sintomas de nervosismo e irritabilidade.

Efeito cascata

Entretanto, a nicotina também é capaz de provocar a vasoconstrição, ou seja diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, desta forma, podendo aumentar sucessivamente a pressão arterial.

Como também, podendo ocasionar mutações congênitas no DNA , assim, reproduzindo células deficientes e constituindo células cancerígenas.

Embora, as artérias sofrem uma inflamação e consequentemente placas de gordura agrupam em suas paredes. E com o tempo, acabam se calcificando e diminuindo seu calibre, assim, impedindo o cérebro de receber sangue e oxigênio suficiente para seu funcionamento.

Parar de fumar – Cérebro comprometido

O comprometimento vascular do cérebro pode está ocasionando lesões e progredindo gradualmente a um quadro de demência seja ela degenerativa ou reversiva.

O que é demência?

Em síntese, a demência está relacionada a uma condição que ocorre perda da função do cérebro, ou seja um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida, podendo ocasionar problemas cognitivos e entre outros.

Tipos de demências degenerativas

  • Doença de Alzheimer
  • Demência com corpos de Lewy
  • Vascular – conhecido como acidentes vasculares cerebrais como AVC
  • Demência Frontotemporal – Degeneração que ocorre no lóbulo frontal (onde acontece o planejamento de ações e movimentos) e podendo espalhar para o lóbulo temporal (estrutura responsável pelo gerenciamento da memória).

Sintomas de demência

  • Perda de memória
  • Dificuldade de comunicar
  • Dificuldade com tarefas complexas como planejamento e organização
  • Alterações nas funções de coordenação motora
  • Problemas de desorientação
  • Alterações de personalidade
  • Incapacidade de estabelecer razão
  • Comportamento inadequado

Contudo, sendo considerado como uma doença crônica, o hábito de fumar é tratado como mudança comportamental, portanto, é acompanhado por médicos especialistas e sendo indicado está realizando tratamento junto com terapias, para que consiga controlar o grau de sintomas da abstinência e consiga para de fumar.

Como parar de fumar?

Entretanto, há duas formas de conseguir abandonar o vício. Uma  delas poderá ser mais radical e está interrompendo o uso imediatamente, como também, a outra está diminuindo gradativamente a quantidade diária de uso do cigarro, este é o método mais aconselhado,pelo fato, de que poderá ir controlando aos poucos o grau de sua abstinência. Assim, chegará  um ponto que poderá não sentir mais vontade ou necessidade de fumar.

Além disso, poderá desenhar um plano para poder parar de fumar, estabeleça metas quantidades limites por dia, mas também, estabelecer o dia específico para que finalize o vício.

2 thoughts on “Como parar de fumar? Problemas mentais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *